Translate

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

MANIFESTAÇÕES CABOCLAS: QUEM SOMOS NÓS, OS “ÍNDIOS”

Afinal, QUEM SOMOS NÓS, OS “ÍNDIOS”



Brazilian_indians_000.JPG
características fenotípicas do índios brasileiros


QUEM SOMOS NÓS, OS “ÍNDIOS”


A denominação índio foi atribuída aos habitantes da América pelos colonizadores, que durante muito tempo chamaram a América de Índias Ocidentais. Essa denominação, além de refletir a visão do colonizador, generaliza e uniformiza grupos nacionais diferentes, apagando as especificidades de cada nação. Apesar desses inconvenientes, ela é largamente usada por estar consagrada como referencia aos povos que já viviam – alguns poucos ainda vivem – na América no período pré-colombiano. http://www.sohistoria.com.br/curiosidades/indio/


Reunião de caciques Kaiapós,
Kaiapos.jpeg


Foto Valter Campanato, Agência Brasil (ABr)


É bem interessante  e até necessário que se venha  a público com este assunto: A questão dos índios no Brasil, assim se esclarece logo esta antiga pendenga intelectual. Nossa intenção não é incentivar conceitos de exclusão social ou de racismo, e sim de extirpa-los.  Mesmo que assim, em um blog que ninguém lê, como se em  conversa de botequim, quando se discute se tem ou não racismo no brasil, se tem ou não preconceito social e cultural no Brasil. Bem, como o amor é lindo, se fala por ai de uma suposta ‘Democracia Racial’ e ai tudo se acalma, mas não é bem assim. Já lá se vão 514 anos de invasão, dominação, ecravidão e exclusão social, e todo mundo quieto, é preciso falar, é preciso MANIFESTAR-SE. Afinal, trata-se ou não de discutir a existência de uma conspiração contra se aceitar a própria origem no Brasil, e de que há sim, um conceito pejorativo (preconceito) para com e em ser índio, indígena, ou aborígene.  Desde que os portugueses, os pois-pois,  aqui chegaram e nos trataram (equivocadamente) por “índios”, como  também o fizeram com os aborígenes da costa  africana, que foram tratados por “negros”.

Na Idade Média, a palavra "índio" era empregada para designar todas as pessoas do Extremo Oriente. Ao chegar às Américas, Cristóvão Colombo acreditou que havia encontrado um novo caminho para as Índias e resolveu chamar os nativos que encontrou de "índios". O conceito de "índio" é, portanto, uma invenção europeia. Os habitantes originais das Américas nunca se enxergaram como um povo uno. Pelo contrário, diferentes grupos indígenas nutriam grande animosidade e constantemente guerreavam entre si. Quando os europeus chegaram às Américas encontraram, portanto, não um povo indígena, mas diferentes povos que não se enxergavam como pertencentes a um mesmo povo. Uma "identidade indígena" só foi criada séculos depois, com a chegada dos europeus. A denominação mais conhecida das várias etnias não é ‘quase nunca’, a forma como seus membros se referem a si mesmos, e sim o nome dado a ela pelos brancos ou por outras etnias, muitas vezes inimigas, que os chamavam de forma depreciativa, como é o caso dos caiapós. cujo significado doo termo seria um depreciativo (hoomens-macacos),
http://pt.wikipedia.org/wiki/Povos_ind%C3%ADgenas_do_Brasil



Afinal, quem são os  tupis, os guaranis e tantas outras nações étnicas aborígenes senão a grande parte do povo brasileiro. No meu particular entender, os brasileiros mestiços, que nos sensos se declaram como brancos, na sua grande maioria são de origens aborígenes, “originários do próprio local”, ou seja os indígenas, são os mestiços brasileiros. Se apenas as pessoas que têm  tem acima de 50%, cinquenta por cento do genoma aborígene (sul americano), se declarassem conforme seu real geno-fenótipo, diriam aos recenseadores que são indígenas e ai, segundo o IBGE (que não quer isso),  seríamos então, a maioria do povo brasileiro.
O contrário de que se vem sendo noticiado e é reconhecido por grande maioria de autores (brancos), que colocam como sendo branca ou  negra, ou seja europeia ou africana a matriz geno-fenotípica da sociedade brasileira. Sabemos que no Brasil após esses quinhentos anos de miscigenação racial, seríamos todos mestiços, mas este termo não aparece na nossa geografia oficial. 

O problema é que ainda existem os quistos raciais e esses dificultam ações mais  imediatas diante da necessidade de mudanças de paradigmas de governança. Mas, seria ótimo se todos os brasileiros se sentissem mais como índios, indígenas, silvícolas ou aborígenes de sua própria terra, ou seja os primeiros sul-americanos. Na parte oriental da América do sul, para não chama-la América espanhola, muitas nações já se conscientizaram da questão da usurpação indígena, a ponto de reconhecer e permitir e incentivar a valorização da cultura aborígene nestas sociedades, de eleger presidentes declarados indígena ou aborígene como é o caso de Evo Morales na Bolívia. Já na parte ocidental da América do sul, para não dizer América portuguesa, não se dá o mesmo. No Brasil o tema "Questão Indígena" ainda é tabu.  

Mesmo levando-se em consideração as levas de imigrantes, mas não houve mais que em outras regiões do globo, e aqui, a população aborígene sempre foi infinitamente maior.
Por séculos a fio o perfil da paisagem brasileira era uma 'casa grande', casario dos feitores, uma senzala, e uma infinidade de taipas em volta pelas cercanias; as casas dos indígenas (dos amansados e dos mestiços: os 'gentios'). Então, o que ocorre no Brasil é devido a essa dificuldade (imposta culturalmente),  do povo brasileiro não se auto-identificar como sendo ou indígena ou de origem, ou seja, a matriz do povo brasileiro.


Mesmo após José de Alencar com o seu livro “O Guarani”, ou a ópera de mesmo nome de Carlos Gomes, mesmo após o manifesto dos modernistas, que enfatizou a nossa possibilidade, do Brasil, enquanto nação aborígene dos trópicos, com o “Manifesto Antropofágico" de Mário de Andrade. Ou que apesar da gritante realidade da cor de nossos olhos e peles, dos nomes dos nossos rios, vilas  e cidades, serem na sua maioria de origem  aborígene, a dificuldade de se reconhecer tal realidade é tal, a ponto de alguns ‘cientistas políticos” afirmarem que a matriz do povo brasileiro tem na branca Europa e no africano (negros), como sua origem, o que absolutamente não é verdade. 
Embora seja esse o diagrama, o caso é, que as pessoas por uma imposição cultural costumam se auto-declararem  como brancas, em sua maioria e depois em negras ou pardas, e  quase nunca se declaram índias ou indígenas. Então, os sensos mentem. Ou seja, o IBGE mente descaradamente e intencionalmente, ao fazer suas sondagens a partir apenas da cor da pele das pessoas e não das sua origens étnicas e das suas características culturais, inclusive a cor.


Mas, a realidade mesmo, é que o GENOMA da população brasileira tem na formação do seu ADN, a maioria, bem mais que 80% dos cromossomos que a  caracterizaram como de  origem aborígene, ou seja, indígena. Então, é necessário que se aperfeiçoe a qualidade dos Sensos e também a dos gestores públicos, principalmente os conceitos étnico-culturais da nossa intelectualidade e dos  juízes. Sob pena dessa nação  passar desapercebida históricamente. 
O mais engraçado é que muitos brasileiros de origem étnica brancos-europeus se auto-declaram como aborígene ou indígena, enquanto a grande maioria da população nega sua origem principal e se declara branca ou parda ao invés de indígena ou aborígene. Pode não parecer importante para o mercado consumidor, mas é de crucial importância para a DEMOCRACIA e para nossa auto-afirmação enquanto conceito de nação. 

Definitivamente nós não somos apenas uma nação de imigrantes, não sobreviveríamos enquanto tal. O genoma da espécie falará mais alto sempre. Isso não é racismo e sim sobre-vivencialismo.
E a verdade é que nós brasileiros de verdade, não temos e nem devemos ter vergonha de nos declararmos aborígenes do Brasil ou como queiram: indígenas, como chamavam as nossas índias os primeiros marujos das naus da companhia do comércio marítimo da índias ocidentais. Ora-pois! Então ÍNDIOS é o que somos.
O óbvio é que no Brasil, também os gestores públicos usam esses dados e as estatísticas falsas do IBGE, para elaborar e aplicar as políticas públicas. Daí esse quadro crônico de exclusão social por tantas nações indígenas brasileiras. No próximo carnaval iremos  mudar isso, vamos criar o bloco "ÍNDIOS DO BRASIL".Tenho dito.



povo brasileiro.jpg


índios brasileiros


Fontes:
wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Povos_ind%C3%ADgenas_do_Brasil#mediaviewer/File:Brazilian_indians_000.JPG


Edição ideiaquilvicenda



À 9ª Bienal da UNE


Boa Noite,
Caros estudantes, gostaria de me dirigir aos "jovens" e se faço essa observação, é apenas para firmar  meu pensamento na premissa de que estudante, não, ou pelo menos não deveria ser  só os 'jovens de idade', pois existem também os "velhos" estudantes, embora exceção. Os velhos tem ojeriza à aprender, o que não deveria ser.
Isso tudo dito, apenas para  fortalecer (tentar),  em mim, a convicção que é necessário 'estudar sempre' e por toda a vida, independente da idade. Nesse contexto, então, somos todos estudantes e isso me agrada. Melhor ainda  se estudar for premissa para se manter (sentir) jovem, a qual creio ser verdadeira.  E sendo assim,  me permito aos 55 anos de idade seguir o 'blog da UNE', para (tentar), acompanhar as noticias estudantis e reaprender (tentar) sempre, o 'pensamento da juventude', para assim , tentar também, manter meu espírito sempre jovem. Confesso que não é fácil, pois, "o lado escuro da força" (fraqueza), parece as vezes nos intimar a comparecer ao "outro lado da vida" (morte). Mas, penso que temos que "resistir sempre"  como  só  fazem "os bravos". Mas, "o tempo não para" e isso nos ensina que "resistir é avançar" , ato que por si só já seria  um 'ato de rebeldia'. Rebeldia essa, contra nossa  própria condição de "mortal",
se é que para todo vivente é destinada uma "vida e morte Severina". Avançar não é necessária é um ato 'revolucionário', mas deveria ser sempre 'evolucionário'.  Mas como "o tempo não para" e temos que "avançar sempre", mesmo que aja  revoluções para que disso brote uma evolução. Pois todo pensamento que não evolui já esta morto, só que e não sabe.

Gostaria de me disponibilizar  para um possível evento  que aborde "tecnologia e pensamento", de acordo com temas que disponibilizo para estudo e reflexão ou simples leitura de 'passa tempo" no meu 'blog pessoal', ideiaquilvicenda.blogspot.com/.

Não tenho qualquer pretensão ou ideia pré formatada, mas, penso que tanto poderia  ajudar como seria ajudado ao participar do evento " 9ª Bienal da UNE", no qual gostaria de estar presente como convidado, o que, sem um convite formal de alguma entidade publica me impossibilita. Obrigado;

Atenciosamente a disposição,
V.J.O.

 reedição ideiaquilvicenda(10/11/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ideiaquilvicenda respeita a opinião de todos, considerando os princípios éticos civilizatórios de boa convivência vigentes.
Caso o leitor apoie as opiniões manifestadas neste post e queira incentivar o Blog contribuindo financeiramente com sua manutenção, entre em contato pelo e-mail ideiaquilvicenda@gmail.com