Translate

sábado, 24 de agosto de 2013

Mapa de Idéias - Como Trabalhar com "Palavras Chave"

Mapa de idéias


Técnica do Mapa de Idéias ou "Mapa Conceitual" O que é um Mapa de Idéias? Para qe Serve?Como se Faz?


         Como Construir, Compreender e Interpretar um MAPA DE IDÉIAS?

Diante desse mundo moderno, eletrônico e informatizado, com uma infinidade de novas tecnologias, um dos poucos temas em educação que ainda desperta a atenção dos jovens, é a exposição teórica e prática-explicativa de como se dá em nossa mente as sinapses neuronais responsáveis pela compreensão dessas movas "tecnologias de vida" e como se apropriar dessas ferramentas (idéias) em nosso cérebro,  para alavancar-se como cidadão participante desse desenvolvimento tecnológico. Ou seja, como se dar bem nos negócios e na vida com as novas TIs (Tecnologias da Informação)
Hoje, nada se faz sem o uso dos mass-medias de acesso à internet. A experiência do uso de equipamentos como celulares, tabletes, iphone, ipods, etc, podem ser muito interessante para ajudar o jovem a fazer reflexão e discutir com e entre eles as idéias do “como" e do “porque” a cada dia passamos a viver e depender mais e mais desses equipamentos do mundo tecnológico e de como as novas invenções em TI de automação em eletro-domésticos e toda parafernália eletrônica que usa do raio lazer à robótica e influenciam a nossa vida; ou nos catapulta ou nos exclui, ou seja: “aprender de como se viver bem nesse novo mundo cibernético”. 
Seriam essas máquinas sofisticadas como o computador, 'capazes de pensar' de 'ter idéias' por si próprio?  
Embora os indivíduos, em sua grande maioria ainda não tenham acesso a essas novas tecnologias como a informática, a internet, ou seja à inclusão digital, eles já vivenciam essa realidade, muitas vezes a contra gosto, pois, esse é o mundo que os cercam, apenas ainda não o compreendem e assim estão a sua margem, como escravos do sistema.  Diante desse inevitável futuro cibernético é natural que se crie nas pessoas uma enorme expectativa, supondo-se que teoricamente: “este futuro esta reservado a elas”. Essa premissa pode ser verdadeira desde que novos paradigmas sejam elaborados em educação. Dai a ideia desse projeto: Aprender e Mapear como se dá a elaboração das idéias que nos  move nesse mundo tecnológico, como aprender e apropriar-se dessas ferramentas mentais capazes de nos inserir e nos ajudar a sobreviver nesse novo cenário ambiente visto a partir da tela digital.
A princípio, ainda como professor do ensino público, pensamos que a partir de simples conversa e algum rabiscos no caderno,  podemos iniciar a introduzir das pessoas em TI (Tecnologia da Informação),  utilizando-se do conceito pedagógico do "Mapeamento de idéias" ou “como temos as idéias  de onde elas vem e pra que servem as idéias" ou seja; compreender o processo sináptico neuronal, como a se dá a 'interface' entre módulos de 'idéias'. Ou seja, compreender "idéias" como "palavras chaves" principais, que exprimem conceitos elaborados  e palavas secundárias, ou 'palavras de ligação' que servem para realizar a interface entre as idéias que temos a partir de nossas interações no mundo, no cotidiano.

Uma boa forma de explicar como se dá a elaboração de idéias e como isso acontece em nosso cérebro é explicitar a organização interna de um computador e como ele elabora e armazena conceitos: o que é um diretório; um programa;o que é um arquivo e como se armazena todas essas idéias previamente elaborados pela mente humana e inseridas em um computador. Com esse ou outro procedimento similar, passamos a apresentar os novos conceitos de inteligência que substituem a tradicional forma de organização linear e uni dimensional do pensamento, para um conceito radial e multi dimensional de se elaborar e  compartimentar as idéias em nosso cérebro como um ‘app’, aplicativo de computador, ou seja  uma nova forma de compreender o pensamento. Ou seja introduzir a concepção de rede  tridimensional, onde as idéias são armazenadas se interligam automaticamente (realizam interfaces) numa espiral de arquivos (DNA) em rede e dispostos de forma radial (um enorme armário eletrônico com gavetas por todos os lados e posições, (um chipe).
Embora para alguns possa parecer complexo falar sobre o tema, as novas gerações já estão mais familiarizado com essas inovações, pois é essa a linguagem dos desenhos da televisão, das revistas em quadrinhos e dos filmes e romances juvenis. O que aponta para uma futura  e nem tão interessante 'Realidade Virtual'. 
Só hoje, profissionais da educação começam a se dar conta de como ainda continuamos a ensinar segundo aquele pensamento  linear em que as coisas, o conhecimento: idéias, conceitos, fatos e ações ocorrem sempre um após outro, numa seqüência rítmica e linear, como se escutássemos ou lêssemos apenas uma palavra de cada vez, como se olhássemos e víssemos apenas um cor de cada vez, de forma uni dimensional. 
Na realidade a informação armazenada em nosso cérebro espalhasse em múltiplas dimensões. “Sendo o nosso cérebro (sistema nervoso) concebido como um imenso armário de bilhões de gavetinhasinhas, cada uma contendo um tipo de informação (fatos) - os neurônios - pode-se imaginar que o significado da palavra “colher” estará na gaveta 18, o termo “bola” na gaveta 208 e a sensação de “frio” na gaveta 2013, fixada na última terça feira, distribuídas de forma tridimensional na estrutura do córtex cerebral. Alem disso essas gavetinhas estão em um contínuo processo de “referência cruzada” que possibilita ao cérebro recordar todos os detalhes relevantes de um conceito como “colher de sopa” ou uma situação “jogar bola no frio”. Essas ligações cruzadas são fundamentais para compreensão de que uma informação nunca está isolada de outra. Como exemplo. ao elaborar o conceito de “vaso”, é bem possível que o aluno estivesse em certo “lugar” quando “aprendeu” seu conceito, que vestisse um certo “traje” e percebia o cheiro de grama. Os "conceitos" entre aspas, possuem alguma relação com o 'conceito chave'  (vaso), logo deverão ter centenas de ligações cruzadas (interfaces) com outros conceitos”. (Bartoszeck em Introdução ao Mapa Conceitual). 
Por considerá-la eficaz, na tentativa explicitar como se dão as coisas no cérebro humano, achamos que esse tipo abordagem deva ser repassada com exemplos de acordo com seu nível cognitivo da pessoa. Obviamente que cada um pode criar seu próprio esquema "mapa" para expressar a sua organização das idéias e assim introduzir-se na técnica de construção de "Mapas Conceituais".
Na elaboração do 'mapa conceitual' a pessoa exercita o processo que mais se aproxima do ambiente multi dimensional de atividade dos circuitos de neurônios que geram a mente, possibilitando que o estudante através das ligações cruzadas incorpore suas idéias aos conceitos, elaborando novos conceitos e assim chegar  no objetivo: a “aprendizagem significativa”.

O que é Mapa Conceitual?

Normalmente quando ouvimos falar em mapa, lembramos algo relacionado com a situação geográfica, no entanto o significado do conceito: mapa é muito mais abrangente e com diversas conotações: mapa seria uma representação, lista descritiva ou relação conceitual que vem de um conceito, significa como é formulação de uma ideia por palavra, ícones, e representações gráficas e simbólicas. Os objetos (coisas) e acontecimentos (ações), são conceitos - para cada objeto ou acontecimento usamos uma palavra para expressar seu significado às outras pessoas. Os conceitos são rótulos ou símbolos para se comunicar a regularidade de uma observação. Assim, as linguagens mais modernas da computação (HTML e outras) estão cheia de ícones, cada um representando uma gama enorme de informações.
Em outra linguagem, Mapa Conceitual, vem a ser a inter-relação dos conceitos na abordagem sistêmica da vida.  Assim, para uma criança que começa a ter algum discernimento, um bicho com asas: “é um passarinho”, um dia ele aprende que a cor da sopa é “amarela” e que aquela planta grande do quintal é uma “árvore”. Com o tempo a criança começa a associar os termos até chegar no nível complexo das idéias e elaborar uma frase com sentido lógico: “O passarinho amarelo (canário) está na árvore”. Dentro da normalidade, essa criança deverá prosseguir, partindo do nível sincrético (das idéias desorganizadas), ao pensamento para o complexo (das frases elaboradas), até tingir o nível conceituai (pensamento superior) - VIGOSTSKI.

Como Criar ‘Mapas Conceituais’

É possível trabalhar com a técnica dos mapas conceituais com crianças, desde a pré-escola até adultos do 3o graus, em qualquer disciplina ou área de conhecimento.  Para isso, basta pegarmos um “conceito solto”: Ex.: a informação de um “problema matemático”, “um tópico da disciplina”, “um parágrafo de um texto”, etc. ou seja, uma “Palavra Chave”, e a partir daí traçar o Mapa Conceitual. O conceito mais geral deve vir no alto da representação e os mais específicos ligados a este e aos demais por linhas e palavras de ligação como as seguintes: requer, absorve, combina, contém, depende de, é parte de usada para, leva a, ocorre, por ex., produz, tornasse, usa, é separado por, aumenta a, transmite, consiste em, relacionasse a, interesse,  tem influência, ligasse a, gera tal, etc. (formando  um tipo de mapa-organograma de idéias).
  

Fig. 01 - Exemplo de um Mapa Conceitual para o conceito “água” que poderia ser resultado do trabalho de alunos que já escrevem, onde os alunos são levados a lançar mão de um conhecimento prévio.

Recomendasse para alunos de 1º grau:
  • Trabalhando com palavras chaves escolhidas a partir de um proposição ou frase temática ou num texto a ser interpretado.
  • Que o primeiro Mapa a ser confeccionado pelo estudante, seja referente às atividades desenvolvidas por ele durante um dia, onde ele possa esboçar suas atividades do cotidiano com todas as suas diversas  possibilidades, fugindo sempre do pensamento linear, do ‘lugar comum’,
  • Colocar a palavra chave no centro do papel e distribuir os conceito no sentido horário.
  • Escrever o conceito a lápis em papel sulfite ou cartolina, sempre maiúsculo, circundar com linhas para evidenciar e escrever as palavras de ligação minúsculas.
  • Reescrever o mapa original até ter certeza que construiu ligações significantes.
  • A avaliação poderá ser feita pela atribuição de pontos pela elaboração de “ligações cruzadas”, etc.
  • Pode-se propor que leiam páginas selecionadas de um texto e sugerir que relacionem os principais conceitos e os expressem em um mapa conceituai. Atribuir pontos.
  • Os primeiros trabalhos poderão ser em equipes. Com a familiarização do processo os mapas devem ser individuais e mais complexos.








Edição Blogdovicente 24/08/2013


APLICAÇÃO DO MAPA MENTAL NA ELABORAÇÃO DE PLANO DE NEGÓCIOS EM WEBMASTER PROJETOS


Correspondências de Palavra-chave  no Google AdWords

Podemos utilizar no Google AdWords em alguns tipos de correspondência de palavras-chave, todas elas podem ser utilizadas em conjunto ou separadamente, dependendo da sua estratégia de sua conta ou tipo de negócio. Cada uma tem suas vantagens, bem como desvantagens, mas quando utilizados em conjunto de forma eficaz , pode lhe dar grandes resultados.
Abaixo vamos apresentar os cinco tipos de correspondência de palavras-chave (ampla, frase, exata, negativo, e ampla modificada) e como utilizar corretamente cada uma.

Ampla[:

Palavras-chave de correspondência ampla são aquelas que você irá obter o maior número de impressões. Basicamente, é uma palavra-chave ou uma seqüência de vários, que irá acionar a qualquer momento que uma dessas palavras-chave são pesquisadas. Importante notar é que o Google usa isso como sua variação de palavras-chave padrão.
Palavras-chave de correspondência ampla, irão desencadear se qualquer uma das palavras-chave no termo de pesquisa, sob qualquer forma: singular, plural, sinônimos e outras variações relevantesAssim, para resumir, você está lançando uma grande rede, e você pode ou não obter o tráfego relevante. 
Esse tipo de palavra-chave é boa para as empresas com grandes orçamentos que queiram aparecer em resultados de mesmos sinônimos. Além disso, se sua campanha de marketing é direcionada para clientes na fase inicial do ciclo de compra, a correspondência ampla pode ser usada para orientar as pessoas. 

“Frase”:
A Correspondência de frase é o próximo nível de segmentação, mostrado no Google Adwords como a palavra-chave entre aspas (como mostrado no cabeçalho, “Frase”) Basicamente, se você usar a frase jogo, a palavra-chave ou palavras-chave irá acionar anúncios se a consulta de pesquisa usar a ordem exata em que as palavras-chave  foram patrocinadas.
Então, se a palavra-chave é “sapatos azuis”, seus anúncios podem ainda aparecer quando alguém entra na consulta de pesquisa “sapatos azuis para caminhadas.” Então, este tipo de palavra-chave vai reduzir o tráfego irrelevante. Utilizando este tipo de correspondência você terá menos impressões, isso levará a um maior CTR e Índice de qualidade, levando a um menor custo. 

[Exata]:

A Correspondência exata é o tipo de correspondência de palavras-chave mais acertivo: se a consulta de pesquisa não corresponde à palavra patrocinada, os anúncios não serão acionados. Mostrado no Google Adwords como a palavra-chave entre chaves (mostrado acima no cabeçalho como [exata]).
Se você quiser apenas o tráfego relevante e uma alta taxa de conversão, este tipo de palavra é para você. Então, se o seu orçamento de marketing é muito pequeno, e você só quer converter o tráfego, use este tipo de correspondência. A desvantagem óbvia é que você estará limitando a quantidade de impressões dos anúncios. Isso irá ajudará seu custo e taxa de conversão, mas você pode estar limitando sua campanha de publicidade, devido à menor quantidade de impressões que você vai receber.

+ Ampla Modificada:

A Correspondência ampla modificada permite que você adicionar “modificadores” (ou símbolos mais, como mostrado no cabeçalho) para palavras-chave que considerem importante. Ao adicionar um + antes de uma das palavras-chave de correspondência ampla em sua seqüência de palavras-chave, o Google diz que qualquer palavra-chave com um + antes tem de ser incluído em algum grau na consulta de pesquisa.
Assim, por exemplo, se sua loja vende sapatos azuis, e você tem os sapatos azuis como palavra-chave de correspondência ampla em sua conta, qualquer consulta de pesquisa com azul ou sapatos nele (ou variações de cada palavra) pode exibir o seu anúncio. Mas adicionando um sinal de + para cada palavra-chave (tornando-se + azul + sapatos) combinam as palavras,  a consulta de pesquisa deve ter esses dois termos em si, em qualquer ordem, mesmo com outras palavras na consulta de pesquisa.
Você poderia utilizar este tipo de palavra-chave, se você quiser ter um grande número de impressões ou gerar branding.

-Negativa:

A Correspondência negativa é utilizada para reduzir as impressões irrelevantes. No Google Adwords, há uma lista de todas as palavras-chave negativas que você digitou, todos os significados com o sinal de menos antes (como mostrado acima como -negativo).
Palavras-chave negativas são palavras-chave que desqualificam uma busca de preencher um anúncio. Por exemplo, se você vender “sapatos azuis”, mas não quer aparecer para “chuteiras azuis”, você deve adicionar a palavra-chave negativa “-chuteiras” para sua campanha.
Palavras-chave negativas podem causar  uma grande redução nas impressões, que pode ser atribuído a uma palavra-chave de bloqueio negativo inserida de forma acidental que gere tráfego relevante. Para descobrir as palavras negativas utilize a ferramenta de palavra-chave do Google AdWords e o Relatório de Pesquisa.
Estes são os tipos de correspondência de palavra-chave disponíveis no Google Adwords. Você pode utilizar apenas uma correspondencia em suas campanhas, mas irá perder as várias oportunidades que cada uma dá o anunciante.
Avalie o seu orçamento e metas, e determine a forma de usar cada tipo de correspondência, para ter sucesso em sua campanha.


reeditado por blogdovicente
FONTES;
http://ideiaquilvicenda.blogspot.com.br
http://www.wesleygoncalves.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ideiaquilvicenda respeita a opinião de todos, considerando os princípios éticos civilizatórios de boa convivência vigentes.
Caso o leitor apoie as opiniões manifestadas neste post e queira incentivar o Blog contribuindo financeiramente com sua manutenção, entre em contato pelo e-mail ideiaquilvicenda@gmail.com