Translate

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

PORQUE TODO MUNDO ODEIA A IMPRENSA?



PORQUE TODO MUNDO ODEIA A IMPRENSA?












PORQUE TODO MUNDO ODEIA A IMPRENSA?

Bem, porque poucas pessoas e instituições despertam tanta desconfiança quanto a imprensa?
Um levantamento da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, divulgado no fim de junho, mostra que apenas 18% dos brasileiros acreditam na mídia e que 72% crêem muito pouco naquilo que é veiculado nos meios de comunicação. E é um sentimento mundial: nos EUA, uma pesquisa de 2007 na Universidade Sacred Heart, de Connecticut , mostra que só 24% dos entrevistados confiam na informações veiculadas a mídia. A maioria dos americanos acredita apenas em algumas noticias.
O motivo para tanta raiva pode ser, bem, porque as vezes a imprensa publica noticias um tanto ... discutíveis. Exemplos não faltam. E, com 83 milhões de brasileiros na internet, ficou mais fácil fazer os questionamentos encontrarem o público. Fórum de discussão, blogs de analise, leitores atentos: todo mundo agora consegue apontar o dedo para o que a imprensa tem feito de errado. 
A internet coloca em diálogo pessoas que antes estavam confinadas apenas na condição de receptoras.


ESTATÍSTICA MUNDIAL


Pergunta: Você confia na Imprensa?

PAISES
Totalmente/Sim
Parcialmente/Sim
Parcialmente/Não
Totalmente/Não
Spain
4.3%
37.3 %
46.6 %
11.8 %
USA
2.4 %
21.5 %
61.3 %
14.8 %
Japan
7.6 %
67.0 %
23.4 %
2.0 %
Argentina
3.8 %
32.5 %
46.9 %
16.8 %
Brazil
6.6 %
36.7 %
35.8 %
20.9 %
Chile
6.5 %
37.9 %
38.6 %
17.0 %
Índia
36.2 %
39.6 %
18.8 %
5.4 %
China
17.7 %
54.5 %
23.5 %
4.3 %
Rússia
3.6 %
33.3 %
42.6 %
20.5 %
Colômbia
8.8 %
35.6 %
34.7 %
20.8 %
Germany
2.2 %
27.2 %
54.9 %
15.8 %

PORQUE TODO MUNDO ODEIA A IMPRENSA?
Análise:

Com o cibertexto ou hipertexto, (links de textos de imagens e som virtuais e de domínio público, sem necessariamente de reserva de direito autoral)  a informação passou a fluir Livre nas redes virtuais da internet. Chamamos isso de informação livre, ou "internet livre", aquelas informações que não se necessita pagar pedágios para serem veiculadas. Com essa prática quebrou-se o monopólio das grandes empresas apenas circular  informações sem antes receberem os filtros das redações dessas empresas.  Pode-se então desvendar os segredos da grande mídia, ou seja a "educação bancária". Se você pode informar-se sem qualquer custo financeiro, porque pagar? Se o próprio internauta pode escolher e filtrar suas informações, então porque  acreditar sempre nas mesmas fontes (pagas). Ou seja, descobriu-se  a falida forma com que os jornais de papel e as TVs das grandes corporações da comunicação manipulam a informação  para manter o controle das mídias e das massas. 

De forma involuntária, apenas optando por softwares livres, através do tráfego das informações livres  e das redes sociais sem um 'controle especial' ou custos, se obtêm de forma segura as informações desejadas, antes pagas e alteradas na sua essência.
Muitos jornais estão a beira da falência e as Tvs abertas estão em acelerada decadência em audiência. Enquanto a informação livre (imprensa popular) flui, através de vídeos, blogs e portais de busca de notícias, vem substituindo de forma massiva a imprensa escrita e a imagem e voz editadas pelas grandes corporações. Assim vislumbra-se um agravamento das crises financeiras dessas grandes corporações (PIG) a partir de 2014.
J.O.V.

Edição ideiaquilvicenda


Um comentário:

ideiaquilvicenda respeita a opinião de todos, considerando os princípios éticos civilizatórios de boa convivência vigentes.
Caso o leitor apoie as opiniões manifestadas neste post e queira incentivar o Blog contribuindo financeiramente com sua manutenção, entre em contato pelo e-mail ideiaquilvicenda@gmail.com